Benice

Estilos Sociais 1 – Você se identifica com o estilo Analítico?

A ferramenta Social Style (David Merrill & Roger Reid personal styles and effective performance) é para mim uma grande aliada para navegar no ambiente organizacional. Ela permite o entendimento do comportamento do outro e, sobretudo, figura como peça fundamental para melhorar a comunicação entre as pessoas.

É claro que nosso comportamento muda, dependendo do momento e situação da nossa vida. Contudo, vários estudos mostram que existe um estilo predominante e o outro que navegamos durante o estresse. 

Na minha opinião, o autoconhecimento, ou seja, entender a forma que refletimos o que somos, entender nossas ações e a maneira com a qual lidamos com o outro, nos ajuda a ter relacionamentos melhores e ainda um desempenho acima da média. 

Contei de forma geral sobre a ferramenta dos Social Styles no meu último artigo. Agora convido todo mundo a explorar mais a fundo cada um dos estilos sociais, começando pelo Analítico. Veja só:

Já parou pra pensar no equilíbrio de modelos mentais de um time?

Com essa visão podemos complementar nosso time com talentos que têm estilos ou competências diferentes, ajudando-nos a eliminar gaps e fortalecer nosso resultado. Esse é o principal salto quando entendemos o que nos falta.

Eu por exemplo, não sou nenhum pouco “analítica”. Atenção a detalhes, paciência com muita informação (ainda mais números!), tomada de decisão baseada em dados… realmente é o que me falta. Sabendo disso, sempre busquei pessoas com essa fortaleza para estar ao meu lado e, assim, me ajudar a não errar. 

Na época da Accenture, por exemplo, a @samanthadutra, sempre foi uma grande parceira. Como toda boa analítica, não deixava passar “nem um palito” nas coisas que eu escrevia, fazia etc. Era meu super ego. Me dava muita segurança ter a Samantha por perto e nós nos divertíamos muito com nossa amizade e complementaridade. Juntas éramos melhores!

O Estilo Analítico

Por estar mais à esquerda e acima do gráfico, a pessoa com esse estilo possui mais facilidade para ouvir e é mais orientada ao controle. Geralmente é mais séria, exata e lógica. É reservada, não agressiva e tem a tendência de evitar se expor.

Uma pessoa com este estilo aparenta manter os pensamentos protegidos e geralmente rejeita atalhos. Alguns exemplos do que o perfil Analítico não gosta: 

  • Fazer as coisas com pressa;
  • de ações imediatistas;
  • esquecimento do passado; 
  • de impaciência com detalhes; 
  • comportamentos exagerados;
  • emotividade;
  • pressão por decisão imediata. 

Em contrapartida, eles gostam de refletir e ponderar. Isso exige tempo para análise e evita riscos.

E se o Social Style Analítico fosse um personagem…?

De uma forma caricata, o Sherlock Holmes (personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle) seria um ótimo exemplo de uma pessoa com predominância analítica.

Com essas competências predominantes, elas gostam de profissões ou carreiras mais exatas, como a Engenharia, ou ligada a fatos e dados como Jornalismo.

Vida real: um exemplo de Liderança Analítica da qual me orgulho!

Dentro do “social”, um lindo analítico que conheço é o Cesinha da Vila Prudente (https://www.instagram.com/gouveiia/), jovem jornalista, Líder da primeira ONG a ser acelerada pelo Gerando Falcões.

Com a chamada do trabalho para democratizar a comunicação e o acesso à cultura, esporte e qualificação profissional, criou o Instituto Vozes das Periferias e logo conquistou a admiração de muitos, e principalmente minha.

O conheci em 2018 e tive a honra de prover coaching para ele por um bom tempo. Na verdade, era aquele tipo de coaching onde eu mais aprendia que ajudava

Na época, ele com 27 anos, analítico, tímido, muito educado, gostava de escrever suas ideias. Oriundo de família simples, de origem alagoana e grande estabilidade emocional, demonstrava uma bela relação com a família (pais e irmãs), o que fazia dele um rapaz de fortes convicções e valores. 

Acredito que isso evitou que, mesmo vivendo em um ambiente de risco e com muito assédio do crime, César sempre disse não às drogas e trabalhou para fortalecer os outros jovens. Seu papel era fazê-los ficar “no lado bom da força”. 

Cesinha e seu talento para o diálogo

Com a característica de estabelecer relacionamentos baseados na confiança, de um jeito muito doce, logo me encantou com seu sorriso e seus sonhos. Sua ferramenta principal de transformação sempre foi a conversa, o diálogo.

Com pontos fortes (Descubra seus pontos Fortes – Marcus Buckingham) como a crença e responsabilidade*, criou o #Vozes, que nasceu como um jornal comunitário.

Hoje, o Instituto Vozes das Periferias atua nas favelas da Vila Prudente com atividades de esporte, cultura, qualificação profissional e geração de renda, além de oferecer acompanhamento psicológico e assistência social às comunidades. Com um painel lindo de resultados em 2020, a Liderança do Cesinha, marido apaixonado da Camila, tem um total de mais de 12 mil famílias atendidas pela ONG, impactando a vida de mais de 48 mil pessoas. 

Jovens Gigantes

Sou uma pessoa muito privilegiada de conhecer de perto esses jovens gigantes, que transformam seu “entorno”, dedicando a própria vida. Acreditando que como eles, muitos outros podem e merecem um lugar ao sol. Isso aumenta minha crença na Humanidade, me deixa mais tranquila entendendo que meus filhos e netos farão parte de um mundo melhor, criado por Cesinhas, Jorges, Dulces, Lê Maestros, Edus e outros.

O que diz a neurociência: equilíbrio entre razão e emoção 

Quanto ao Analítico, acredito que sua participação em uma equipe, traz a ponderação e análise, protegendo as decisões dos impulsos e das emoções. Se bem que toda razão tem também um componente de emoção. 

Para a neurociência, não existe razão sem emoção. Isso porque mesmo que a decisão seja “tomada” no córtex pré frontal (lugar da razão), essa decisão vai sempre conter componentes emocionais da memória e também componentes da experiência do indivíduo. 

É por isso que acho ainda mais importante o equilíbrio de estilos em um time, para que diversos pontos de vista sejam promovidos e as diferentes perspectivas exploradas, trazendo o lugar de fala do “diferente” e privilegiando a diversidade de cada um de nós.

E você, se identifica com o Analítico? Se sim, explore seus pontos fortes e busque se misturar com seus opostos, tenho certeza que seu desempenho será ainda melhor.

Em tempo: para ajudar o Instituto Vozes das Periferias, siga no instagram ou visite o site: https://vozesdasperiferias.com/ . Com a pandemia, eles precisam de ajuda todos os dias e de todo mundo.

 Cesinha, gratidão por trazer mais conhecimento e carinho a minha trajetória. Ter jovens como você por perto, me fazem mais feliz. #sousuafã, com carinho.

* As pessoas que são especialmente talentosas no tema da Crença, possuem certos valores fundamentais que são imutáveis. Destes valores emerge um propósito definido para a sua vida.

As pessoas que são especialmente talentosas no tema Responsabilidade assumem a propriedade psicológica do que dizem que farão. Eles estão comprometidos com valores estáveis, como honestidade e lealdade.

https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253643/in%C3%ADcio-.aspx
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Como podemos te ajudar?