Benice

Estilos Sociais 2 – Você se identifica com o estilo Amável?

Por Sandra Gioffi

No artigo sobre estilos sociais, falamos do estilo Analítico e o quanto é centrado e toma decisões com base em fatos e dados. Compartilhei com vocês a minha necessidade de ter um Analítico ao meu lado para que me complemente, já que tenho muita dificuldade com detalhes.

Espero que essas dicas tenham ajudado você a fazer uma autoavaliação e também que tenham servido como pista para explicitar o meu “estilo social”.

Hoje venho falar do “estilo social Amável”, o segundo da sequência de quatro. Muitas vezes fui confundida com ele! Principalmente no primeiro contato, é comum que as pessoas me atribuam as características do estilo Amável. Me divertia muito ao receber o feedback dos colegas de trabalho, me tratando como tal. Falo isso porque o amável é o que o próprio nome diz: um elogio!

Continue a leitura para saber se você se identifica como um amável:

Estilo Amável – Principais características

Esse estilo é caracterizado pela tomada de decisão em consenso. Gosta de trabalhar em grupo e de ouvir a opinião dos outros. Não gosta de tomar decisões sozinho.

Por ser agregador, ele evita riscos e conflitos, é confiável, flexível e aberto. É descrito como informal, casual e descontraído. Pessoas com esse estilo são vistas como se envolvessem os outros com os sentimentos e geralmente:

●     Aceitam:

  1. Demonstração visível de interesse
  2. Enfatiza a necessidade de ajuda
  3. Elogio
  4. Entusiasmo
  5. Sensibilidade
  6. Enfatiza a aproximação do grupo
  7. Flexibilidade

●       Rejeitam:

  1. Indiferença
  2. Forte pressão para mudança
  3. Forte pressão para detalhes
  4. Análises escritas
  5. Trabalho de casa;
  6. Assumir prazos;
  7. Impessoalidade
  8. Falta de disponibilidade
  9. Autocracia
  10. Postura Ditatorial

Personalidade com Estilo Social Amável

De uma forma caricata, Mahatma Gandhi seria um exemplo de uma pessoa do estilo social “Amável”.

Líder pacifista indiano, ganhou destaque na luta contra os ingleses por meio de seu projeto de não violência. Também ficou conhecido por seus pensamentos e sua filosofia.

Com essas competências predominantes, pessoas do estilo social amável têm dificuldade em aceitar mudanças que desconhecem e que não trarão benefícios a todos. Elas precisam de um tempo para avaliar e testar potenciais consequências com pessoas em que confie.

Gostam de trabalhar em grupo e isso às vezes dificulta ou atrasa as entregas, uma vez que o processo e o tempo necessário têm que ser maior para envolver TODOS.

Os “Amáveis” podem se concentrar em áreas de Humanas, como Psicólogo e Assistente Social. De toda forma, mesmo em áreas mais pragmáticas trazem sempre o olhar humano para o contexto.

Exemplos da vida real: uma liderança amável e inspiradora

Dentro dos Estilos Sociais Amáveis, uma liderança que conheço é a Líder do Instituto Cores do Mará (#coresdomara).

Duci (@ducifrança), como chamamos, é uma linda jovem que nasceu na Comunidade Pão de Açúcar – no Maranhão, que como outros Jovens que conheço vêm mudando o mundo.

Eu a conheci numa segunda-feira à noite, quando eu lecionava no #Insper na disciplina de Gestão da Mudança, para Pós graduação de Gestão de Projetos. O Edu Lyra do Gerando Falcões foi fazer uma palestra para minha classe. Como trabalho final, os alunos desenhariam um plano de mudanças, uma transição para a ONG com apoio da #accenture.

Eu participava desse projeto pro-bono junto com jovens maravilhosos, no qual desenharíamos a estratégia e plano de crescimento da ONG. Obviamente, precisaríamos de Gestão da Mudança, de um modelo mental dos impactados e engajamento do Ecossistema social. Na época, o Edu ainda não era tão conhecido no mercado. Espero que hoje os meus ex alunos se sintam orgulhosos de terem tido essa oportunidade lá atrás.

Tempos que o Cores ainda era só um sonho…

O Cores ainda não existia, apenas no sonho da jovem Duci. Foi quando eu comecei um processo de coaching para ela, e… percebi que eu era do tamanho de uma ervilha (rsrsrs) ao lado desses gigantes! Duci, como a maior parte das pessoas que nasceram em comunidades pobres e favelas, teve uma infância difícil. Vejam só que o sonho dela quando criança era “comer uma melancia inteira” …Isso mesmo que você está lendo… Difícil de entender, não? É porque eu e você, nós, vivemos em outro mundo. Um mundo irreal de privilegiados.

Como suas duas irmãs, tiveram a felicidade de ter Papai e Mamãe (como ela chama) muito presentes e exigentes. Não deixavam as filhas brincarem na rua com outras crianças, cobravam estudo e deram muito amor. E o resultado foi esse: nunca enveredaram no crime, prostituição e, diferente de boa parte das meninas daquele lugar, se formaram, cresceram com referências de valores. E ainda são mulheres lindas, fortes e incríveis.

O surgimento de uma liderança amável

Pessoas desse estilo te ouvem com atenção, gostam de refletir antes de tomar decisões, querem envolver o time e acima de tudo, tomam suas decisões com base no que é bom para o colegiado, não apenas para elas.

Quando comparo o estilo amável da Duci tem como um dos pontos fortes predominantes no seu comportamento Individualização*, o que justifica o modo como trata a todos. Ela tem por filosofia entender as características do indivíduo e entende que o desenvolvimento e aprendizagem exigem uma metodologia centrada no SER. Por isso, precisa de proximidade, conhecimento do outro e muito amor.

Cores do Mará: uma história de sucesso e amor

Hoje sua ONG tem orgulho de colorir a vida de centenas de crianças levando educação, desenvolvimento emocional e estimulando a criatividade e competências sócio emocionais, que são as citadas pelo Fórum Econômico Mundial como as mais valorizadas no mercado nos próximos anos.

Visitei o Cores em 2018, a coisa mais linda! Visitei o Maranhão e as palafitas, a coisa mais triste. Não dá pra entender em fotos, só vivendo.

Às vezes me pego refletindo sobre o que eu seria hoje, sem essa ponte que o @edulyra criou para eu chegar no Social. A ponte do amor, da ação e do inconformismo, me conectando pra sempre e me dando a oportunidade de ser, a cada dia, um pouco melhor no aprendizado com eles.

E você, se identifica com o Amável? Se sim, explore seus pontos fortes e busque se misturar com seus opostos, tenho certeza que seu desempenho será ainda melhor.

Para ajudar o #Cores, siga no instagram ou visite o site. Com a pandemia, eles precisam de ajuda todos os dias e de todo mundo.

Duci, gratidão por me dar a oportunidade de crescimento como pessoa. Você sabe que pra mim, você é praticamente uma filha. Por isso que “MAMÃE” fica tranquila quando você fica na minha casa quando vem a São Paulo, rsrsr! Não preciso repetir que #sousuafã.

As pessoas que são especialmente talentosas no tema da individualização estão intrigadas com as qualidades únicas de cada pessoa. Elas têm um dom para descobrir como pessoas diferentes podem trabalhar juntas de maneira produtiva. (Descubra seus pontos fortes no Gallup, percebo muita coerência)

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Como podemos te ajudar?