Chegamos no último estilo de como as Organizações tomam decisão, o Expressivo.
Na minha opinião, a análise dos estilos sociais é uma “ferramenta” fabulosa que reflete o quanto o modelo de comunicação interfere e personifica as relações nas Empresas.
Para reforçar do que estamos falando, algumas definições são importantes:
- Comportamento – O que você diz (verbal) e o que você faz (não-verbal);
- Comportamento interpessoal – O que você diz ou faz quando está interagindo com uma ou mais pessoas;
- Estilos Sociais (Social Styles) – Padrão específico de ações que outras pessoas podem observar e concordar, ao descrever o comportamento de uma pessoa;
- Personalidade – Tudo o que uma pessoa é (ideias, valores, esperanças, sonhos), incluindo o seu o comportamento observável.
Sendo assim, podemos refletir sobre:
· O que faz com que duas pessoas vendendo o mesmo produto e da mesma qualidade, por exemplo no caso de uma consultoria, tenham resultados diferentes na apresentação de uma proposta?
· Por que algumas pessoas necessitam de mais informações ou dados para fazer suas escolhas?
· Qual a importância de se preparar para se comunicar com alguém dentro do seu estilo ou padrão predominante?
· O que Eu ganho quando respeito essa “diferença” de perspectiva e me dedico a falar a mesma “língua” com quem estou interagindo?
Além do fato de que a comunicação é uma via de mão dupla, temos a certeza de que a interpretação desses dados, depende de um conjunto de experiências, vivências e conhecimento de cada um e faz com que esse resultado seja impactado.
Então, se você tem por objetivo ser ouvido e se comunicar; SIM, você deveria se preocupar em aprender o “idioma” do seu interlocutor.
Estilo Expressivo – Principais características
Esse estilo é descrito como direto, busca saber o que está acontecendo, toma decisão com base em emoção, é visto como uma pessoa ativa, persuasiva e que faz sua presença ser conhecida.
● Aceita:
- Ritmo mais rápido
- Foco significativo no envolvimento
- Mínima preocupação com a rotina
- Período de tempo futuro
- Ações impulsivas
- Tende a evitar o isolamento
- Assume riscos
● Rejeita:
- Falta de atenção ao entusiasmo
- Ser impessoal
- Ser impaciente com sua criatividade
- Colocar a tarefa a frente do divertimento
- Muitos detalhes
Quando seu Líder é Expressivo
Muito curioso falar do Expressivo porque eu me identifico muito com esse estilo. Quando estava redigindo esse artigo inclusive, li uma característica que repito sempre para meu Time e que não havia me dado conta, por exemplo: colocar a tarefa a frente do divertimento… Eu sempre repito que “temos que nos divertir no trabalho”.
Adoro quando temos desafios, pensamos fora da caixa, criamos coisas novas que impactem nas pessoas e nas organizações. Acredito que as todos têm que ser felizes e sempre dirijo meu trabalho nessa busca.
Os expressivos gostam de falar de si próprios, de interagir, fazer amizades e de dedicar tempo ao relacionamento. São muito relacionais.
Personalidade com Estilo Social Expressivo
Ophra Winfrey, apresentadora, jornalista, atriz, psicóloga, empresária, repórter, produtora, editora e escritora norte-americana é um clássico exemplo do Expressivo.
As carreiras ligadas nesse modelo circulam por competências que envolvem relacionamento, apresentação pública e exposição pessoal.
Não, você não encontrará um expressivo que não goste de um palco, falar em público ou holofote. Não fique preocupado com isso, pois falo com propriedade. É fato que quando através de um teste me descobri expressiva, fiquei tensa e preocupada. Achava que os Expressivos que eu conhecia eram muito caricatos e até exibicionistas.
Mas depois de anos de terapia, assumi quem eu sou… Tenho frases de amigos e Time que me marcam até hoje:
@patricia_costa: “Sandra, você é uma figura…”rsrsr
@Renata_abreu: “Nossa, você é uma leonina igual a minha mãe.” Rsrs
@Carlos_arruda: “San, você é muito emocional”.rsrs
@Guilherme_portugal, @rafael_toledo e outros….sempre risos e risos
Eu sempre fingia que era um feedback legal.
A @leticia_panisset é mais esperta e fala: “maravilhooosa, rsrsr”
Fato que palco nunca foi problema para mim, mesmo com minha síndrome do impostor. Imagina eu sem a síndrome? Seria terrível.
Mas como toda Psicóloga, o pulo do gato está em se conhecer de verdade. E como diz nosso incrível #caetanoveloso, “cada uma sabe a dor e a delícia de ser o que é”. Hoje aos 52 anos sei usar melhor o meu estilo (quase sempre rsrsr).
Mas como já falei nos artigos anteriores, não existe certo ou errado e sim características predominantes. O bom é quando temos um time com a representação dos 4 estilos. Esse equilíbrio é fantástico e faz com que as competências de cada um se potencializem.
É claro que quando sob pressão, nós podemos naturalmente migrar para outro estilo. No meu caso, geralmente migro para o estilo Diretivo. Fico mais pragmática e orientada ao resultado. Reduzo o tempo de conversa e exposição. O importante é sabermos como lidar com nosso comportamento e gerenciá-lo para que as pessoas a nossa volta não sejam impactadas.
Exemplos da vida real: uma liderança diretiva e inspiradora
Na vida real conheço vários Expressivos que sou fã, um deles o querido @carlosJorge do #mandaver, também acelerada pela #gerandofalcoes.
Responsável por lindas manchetes, como “Jovem transforma bairro violento num dos lugares mais inovadores e empreendedores de AL”, a ONG tem por objetivo tornar o bairro periférico de Vergel do Lago em um lugar inovador e empreendedor, se tornando um polo de tecnologia, inovação, cultura, esporte e qualificação profissional.
Exemplo do modelo visionário, que pensa grande e busca criar referência, o Expressivo Jorge, usa uma comunicação carismática, alegre e relacional, atraindo atenção de todos para suas causas. Nessas experiências, já atraiu inclusive a atenção do #calderão do Huck https://globoplay.globo.com/v/8508829/
Lembro que já o apresentei para vocês no meu artigo: “Carta aberta: nossa obra, nossa história” (https://www.linkedin.com/pulse/carta-aberta-nossa-obra-hist%C3%B3ria-marca-sandra-gioffi/), onde conto um pouco da vida do menino que amado pela Dona Madalena, se transformou no Líder da Mudança que queria ver no mundo.
Bom, espero que você tenha:
Se divertido…
Aprendido mais sobre você…
Aprendido mais sobre o outro…
Porque o Ser Humano (seja ele Analítico, Amável, Diretivo, Expressivo ou qualquer outro estilo / rótulo) é fantástico e, quando junto, misturado e combinado, pode fazer coisas incríveis.
Por isso, experimente se descobrir e se misturar por aí!