Hoje tive o prazer de participar de um painel com meu amigo Marcello Mussi #pwcbrasil e Luis Rasquilha #inova, debatendo o que esperamos do “Trabalho do futuro e o futuro do trabalho 2020-2030”. Foi um momento riquíssimo e de muito aprendizado para mim. Na nossa discussão, Mussi destacou 3 grandes momentos que marcaram nosso século: o smartphone (2007), a 4ª revolução industrial (2016) e o Covid-19 e seus respectivos impactos nas dimensões organização e sociedade. A velocidade das transformações que estamos vivendo, sem tempo para nos preparar deflagrou a necessidade de liderança, adaptabilidade e empatia.
Foi consenso que o modelo de trabalho remoto foi a grande alavanca nas mudanças de comportamento e que levou a todas as empresas a revisarem suas políticas e processos de gestão do negócio e de pessoas. Acreditamos em um modelo híbrido daqui pra frente, considerando a necessidade do vínculo humano e também no aprendizado de que os times podem ser efetivos e produtivos remotamente.
Na visão de futuro acreditamos que a tecnologia pode conectar as pessoas, mas não substituir as pessoas. E que se a usarmos como complementar às nossas competências, nosso lado humano será potencializado, exigindo mais dos nossos corações e cérebros. Megatendências (pwc.com.br)