Benice

Toda experiência ensina!

Se a mudança é nossa única constante, o grande desafio sempre é se adaptar ao novo. Sendo assim, a resposta à adaptação é uma só: aprender sempre!

Já falei por aqui sobre o Lifelong Learning, que é a aprendizagem constante e ao longo da vida. Hoje trago a Aprendizagem Intencional, que também dialoga com este tema. 

Segundo um artigo do “O Futuro das Coisas”, a Aprendizagem Intencional é uma prática, que consiste em tratar todas as experiências como uma oportunidade de aprendizado. Ser um “aluno intencional” significa ter uma mentalidade de crescimento (growth mindset) e curiosidade.

O artigo cita um relatório da Mckinsey , que afirma: esta é uma das habilidades mais importantes para os profissionais cultivarem nas próximas décadas.

O aluno intencional se diferencia quando, ao vivenciar uma mesma situação que uma outra pessoa, consegue a aproveitar melhor, pois considera toda experiência, conversa ou encontro uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento.

Além disso, a Aprendizagem Intencional propõe uma nova forma de lidar com o erro. Ao invés de considerá-lo falha ou limitação, ele é visto como uma ferramenta que informa sobre como é o processo de desenvolvimento de cada um. 

Esta abordagem sintoniza com a teoria da Dra. Dweck (eu a citei no post sobre sermos naturalmente colaborativos). Em seu livro Mindset, ela conta sobre o mindset de crescimento, baseado na crença de que é possível desenvolver qualidades por meio do esforço. Isso significa outro tipo de relação com o erro: não se trata de fracasso, mas sim de aprendizagem e de se tornar cada vez mais inteligente.

Por isso, podemos entender a Aprendizagem Intencional como uma grande aliada da mudança. Estejam preparados!

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Como podemos te ajudar?